Thursday, August 13, 2009

ARA

Caros estudantes,
Sejam bem-vindos ao blog do ARA da Engenharia Ambiental da UCB.

Nesta próxima semana teremos:
1. Três grupos que irão postar notícias/videos e resenhas a respeito do acidente de Cubatão, Vila Parisi.
2. E outros três grupos apresentando uma compilação de produtos cosméticos e de higiene pessoal que podem apresentar risco à saúde ao se utilizar o website do environmental working group. http://www.cosmeticsdatabase.com/

Vamos comparar diferents tipos de riscos: de explosão de um óleoduto/gasoduto e de contrair algum tipo de doença/câncer com o uso de cosméticos. Como comparar alhos com bugalhos?

Espero que este blog possa nos ajudar a pensar criticamente sobre estes aspectos básicos do ARA.

um abraço

Renata

4 comments:

  1. Resenha do video Vila Parisi-Cubatão

    Grupo:
    Breno Oliveira
    Cássio Araújo
    Eveline Moraes
    Fernanda Pereira
    Igor Alves

    A Vila Parisi, localizada próxima à Cubatão e às margens da Serra do Mar, ficou conhecida pelo alto risco de acidentes pelo qual ela era exposta.
    Por se localizar em uma região de encostas, o risco de deslizamentos era constante e aumentavam nos períodos chuvosos, fato que preocupava moradores e autoridades. Outro agravante encontrado é o de que a região onde se localizava a Vila Parisi se encontrava numa grande área industrial, sendo assim suscetível a poluição.
    Próximo à vila, encontravam-se inúmeros gasodutos que passavam junto às moradias gerando assim um alarde à população tendo em vista o risco de vazamentos iminentes que existia. O risco de contaminação por produtos químicos foi confirmado com o aumento do numero de casos de mortes e nascimento de crianças com problemas de saúde e o aumento do número de natimortos.
    Um aspecto importante do video é que foram feitos relatórios oficiais na década de 80 confirmando o RISCO de deslizamentos, mas não existia nenhum plano para evitá-lo e sim um plano emergencial, ou seja, a população só seria assistida após a “consolidadação” desse RISCO.

    ReplyDelete
  2. Grupo:
    Aline Leão
    Cleonice Araújo
    Fernanda Lorrane
    Guilherme Teixeira

    Primeiramente o grupo gostaria de citar que a postagem se refere a um trabalho sobre a característica do sedimento dragado no porto de Santos, que devido a influência dos antigos focos de poluição existente na região de Cubatão.
    Segue abaixo a introdução do referente trabalho:

    Introdução
    O Porto de Santos está inserido no Sistema estuarino de Santos, uma região que apresenta
    intensa influência antrópica resultante das atividades portuárias, do Pólo Industrial de Cubatão e da urbanização. Os múltiplos usos da região resultaram na introdução de diversos contaminantes no ambiente , que, uma vez no sistema aquático, tendem a permanecer um curto período na coluna d’água, precipitando e se acumulando no sedimento. Além disso, o processo de assoreamento no estuário é intenso, levando à necessidade de contínuas dragagens no canal de navegação do porto. De acordo com a Resolução CONAMA 344/2004 (BRASIL, 2004), é necessário caracterizar os sedimentos das áreas dragadas, visando estimar possíveis impactos
    ambientais quando da execução dessas atividades. No presente estudo, avaliou-se a qualidade dos sedimentos de quatro pontos do canal estuarino de Santos através de testes de toxicidade aguda e crônica, de forma a fornecer informações sobre riscos e impactos das atividades relacionadas às dragagens.

    Segue o link para a visualização do trabalho por inteiro

    http://cecemca.rc.unesp.br/ojs/index.php/holos/article/viewFile/1673/1452

    ReplyDelete
  3. Correção linhas 3-4:

    que devido a influência dos antigos focos de poluição existente na região de Cubatão, têm suas características modificadas desobedecendo a legislação sobre dragagem.

    Boa tarde a todos e todas!

    ReplyDelete
  4. Grupo:
    Andrea
    Cristiane Rodrigues
    Débora Cantuaria

    De olho na composição dos cosméticos

    Em relação a um artigo relacionado com a composição dos cosméticos usados por várias mulheres, o que chamou mais a atenção do grupo foi um conservante chamado "Parabeno". Este deve ser evitado pois penetra na pele e deposita glandulas que vão diretamente para a corrente sanguínea. No uso de desodorantes as pessoas devem ser mais seletivas, pois estudos comprovam que o uso do "Parabeno" na área próxima as mamas pode estar um aumento do risco associado ao cancer de mama. As formas encontradas são: Parabens, Methylparaben, Ethylparaben, Prophylparaben, Bethylparaben. Exemplo: Hidratante Monange contem Prophylparaben.
    Devemos então tomarmos certos cuidados para não corremos riscos que na maioria das vezes passam despercebidos nessa busca da beleza.

    Fonte: http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/080428_bel_cosmeticos.htm

    ReplyDelete