Monday, August 24, 2009

Riscos Associados ao Uso de Cosméticos

Por: Bernard, Cláudio, Elizandro, Marcus e Neder

Olá pessoal e Professora,

Viemos somente agora postar nossa análise devido à problemas técnicos. Recebemos o convite essa semana para entrar no blog.
Bem, pudemos verificar que o site que alerta sobre o uso dos cosméticos (http://www.cosmeticsdatabase.com), pelo fato de haver substâncias tóxicas em sua composição. Ao invés de perguntarmos somente às mulheres de nossas famílias quais produtos elas usam, pesquisamos itens associados com ambos os sexos, como por exemplo, produtos especiais de limpar lentes de contato. A resposta a qual obtivemos foi que este composto contém substâncias associadas ao câncer, segundo estudos governamentais e acadêmicos, podendo causar infertilidade e estão ligados a imunotoxidade, causando reações alérgicas.
Assim, nessa mesma linha segue o Shampoo Dove apresentando riscos neurotóxicológicos e mudança em atividades bioquímicas e celulares do organismo.
É preciso estar atento também aos conservantes, pois podem trazer malefícios à saúde. Os parabenos são os mais antigos. Eles penetram na pele e se depositam nas glândulas, indo direto para a corrente sanguínea e alterando os níveis de estrogênio. Não devem ser usados, de modo algum, por gestantes, lactantes, crianças e pacientes sob diversos tratamentos, como câncer, reposições hormonais e terapias crônicas.
Infere-se que para ser ecologicamente correto não basta se alimentar bem e de forma sustentável, o uso de qualquer tipo de cosmético nos remete a uma preocupação futura com seus componentes químicos e a primeira coisa que se deve verificar na embalagem, ao comprar um cosmético, seja um creme ou um xampu, é se há autorização ou o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mesmo não que não cessem os riscos ao patamar zero, serve como alguma forma de garantia.

No comments:

Post a Comment