Monday, August 24, 2009

Vila Parisi - Cubatão

PROJETO CUBATÃO
Iniciado em meados de 1983, o Projeto Cubatão é um programa de Controle de Poluição Ambiental da região Industrial de Cubatão, desenvolvido pela Cetesb em conjunto com as Indústrias e a Prefeitura da cidade. Em 1997 e 1998 o projeto detectou 320 fontes poluidores do ar, da água e do solo. Paralelamente, foi desenvolvido o esquema preventivo de controle, atendimento às reclamações da sociedade, estudos necessários ao direcionamento das ações de controle, educação ambiental e comunitária.
A preocupação é justificável, pois algumas das exigências nele contidas permitirão que Cubatão - cujo pólo industrial, em 1984, lançava no ar, diariamente, quase mil toneladas de poluidores que estavam matando o rico ecossistema da região - possa controlar melhor essa situação. Atualmente, 93% das fontes poluidoras estão sob controle e a previsão é de que esse controle chegue a 100% no ano 2008. E o ganho em qualidade ambiental só será possível com planejamento e direcionamento racional para a ocupação do solo.
Tanto técnicos da Prefeitura como da Cetesb concordam que a solução passa pelo entrosamento de toda a comunidade (poderes públicos estadual e municipal, empresas e população). Essa nova mentalidade que precisa ser implantada, tem como base a qualidade total em toda a cadeia do processo produtivo, levando em conta que a preservação do meio-ambiente é um bom investimento.
À medida em que as fábricas funcionem e produzam bem, podem investir também em tecnologias de controle, atendendo um mercado cada vez mais exigente nas questões ambientais.
Em 6 de junho de 1998, Dia Mundial do Meio Ambiente, a Refinaria Presidente Bernardes entregou à comunidade um sofisticado veículo de monitoramento da poluição ambiental e a Cosipa inaugurou novos equipamentos de retenção do material particulado, que eram lançados ao ar, garantindo um controle efetivo de 93% desses agentes poluidores. Essas providências e as adotadas por outras empresas instaladas no polo petroquímico de Cubatão, possibilitam que se estabeleçam paralelos entre a produtividade de uma fábrica e o nível de "limpeza" de seu processo produtivo.
Guarás VermelhosO descontrole ambiental dos anos 70 e 80 levou Cubatão a um estado de degradação lamentável. A cidade ficou conhecida como a mais poluída do mundo. Em 1984, a Cetesb iniciou um plano de recuperação do meio-ambiente, submetendo as indústrias a um rígido cronograma de controle das 320 fontes poluidoras primárias identificadas. Em cinco anos, esse número foi drasticamente reduzido.
Hoje, controladas também fontes poluidoras secundárias, um plano de reflorestamento das encostas foi desenvolvido, junto com a despoluição de mananciais. E as encostas da Serra do Mar já tem recobertas de verde suas "chagas" provocadas pela erosão causada pela chuva ácida. Os peixes voltaram a viver no rio Cubatão. E até o guará-vermelho, ave em extinção, voltou a habitar os manguesais cubatenses, e a procriar.


Grupo: Samuel Café, Tânia, Sanderson, Tiago, Ayslan, Luciana lucas




No comments:

Post a Comment