Sunday, March 7, 2010

A dúvida de que Máquinas são Super Homens



O mundo de hoje é repleto de inovações. O ser humano está cada vez mais amparado por “muletas”, tecnologias que o permitem dar saltos cada vez maiores nos vários campos da ciência.
Hoje vivemos numa época inusitada, onde máquinas cada vez mais sofisticadas permitem interações de nação pra nação, pai para filho e de irmão para irmão mesmo que um esteja há 10.000 km de distância do outro. Toda essa interação só é possível, pois máquinas e tecnologias como internet, telefones móveis ou fixos, televisão e avião nos mantém conectados uns aos outros dia após dia, hora após hora, onde quer que você esteja. Mas infelizmente como nem tudo são flores, desastres como o do Airbus 330 da renomada companhia aérea francesa Air France que, fazia uma das mais conhecidas rotas Brasil Europa a UN873 segundo a Revista (ÉPOCA, 08, de junho, de 2009), nos faz indagar: será que estamos completamente seguros nesses tempos pós moderno? Bem para alguns sei que a resposta é positiva, mas para muitos principalmente após desastres como esse que apouco foi ocorrido, fica obvio que não.
O avião que caiu era entre os seus concorrentes um dos mais equipados e sofisticados de um mercado cada vez mais competitivo, a tecnologia usada no mesmo é a fly-by-wire que em português quer dizer voo-por-fios, ou seja, o piloto quase não é utilizado no processo, pois nesse sistema diversos sensores e programas fazem junto com um computador o serviço de pilotagem, deixando a cargo do piloto apenas uma pequena parte desse ofício cada vez mais da máquina do que do homem (ÉPOCA, 08, de junho, de 2009). Com isso surge mais um questionamento não menos pertinente do que o de outrora: será que podemos deixar a cargo de máquinas, funções como a de voar por exemplo? A resposta é complexa, pois se analisarmos as máquinas são construídas e programas por nós seres humanos, mas apesar disso possuem condições de processamento e obtenção de respostas bem mais ágeis, claro quando as mesmas estão em bom funcionamento. Pouca fiscalização e dribles por parte das empresas são cenários comuns em solo brasileiro segundo o coronel Douglas Machado (ÉPOCA, 08, de junho, de 2009), corroborando ainda mais para as supostas causas do acidente que retirou de maneira drástica 228 vidas, próximo ao litoral brasileiro a 1.200 quilômetros do recife. O lucro, o maior objetivo de toda empresa, quer aqui ou no mundo é um fator que atrela a si inúmeros conflitos e posicionamentos que, contribuem para decisões que afetam até mesmo a integridade do ser humano.
Várias empresas fazem com que seus funcionários trabalhem cada vez mais e por menos, a fim de reduzirem seus custos e aumentarem as margens de seus lucros. Nas companhias aéreas não é diferente, mas um fato merece nossa atenção os pilotos muitas vezes são cobrados por suas empresas, a traçar rotas que gastem menos combustível e tempo, talvez o experiente piloto de 58 e com mais de 11.000 horas de vôo Marc Dubois, possa ter decidido ultrapassar uma tempestade marcada por nuvens cúmulos nimbos as mais arriscadas e perigosas para um vôo, a fim de economizar combustível e também por confiar em sua capacidade e nos modernos equipamentos de seu sofisticado avião, fabricado em 2005.
Bom a resposta real para a terrível tragédia ainda é uma incógnita, mas não é pela falta de uma prova cabal que iremos deixar de lado os problemas que são de fácil percepção até mesmo pra um leigo. Apesar de todos os avanços, não podemos deixar de lado a capacidade da pessoa humana e de seu valor, talvez se o piloto Marc Dubois, tivesse além de sua vasta experiência, autonomia para traçar a mais segura e não a mais lucrativa rota e pudesse num caso de emergência “pedir a seu avião” que desse toda a autonomia para pilotar, talvez pudesse evitar mais um acidente. E não teria entrado para mais uma estatística que comparada a outras está cada vez menor menos letal, um bom sinal para os séticos de plantão.


Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/voo-af447/2009/06/01/ult7483u2.jhtm
Revista EPOCA, 8 de junho de 2009

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