Wednesday, March 24, 2010

Terças Ambientais 30/03: Mudanças Climáticas Globais, políticas e desafios

As palestras das Terças Ambientais do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão Ambiental da Universidade Católica de Brasília irão começar. A série "Terças Ambientais" abre o espaço para palestrantes convidados de diversos setores da sociedade civil, universidade, indústria e governo debaterem com o público acadêmico e em geral sobre assuntos relevantes ligados a planejamento e gestão ambiental. Contamos com sua presença!

A série de palestras se inicia no dia 30/03, das 7:30 até às 8:45 da noite. As datas previstas para as demais palestras são: 27/04, 18/05 e 15/06, (porém podem eventualmente ser modificadas com aviso de uma semana de antecedência). Cada palestra tem 40 minutos de apresentação e depois abre-se ao público para discussão.
O tema central das Terças Ambientais neste primeiro semestre de 2010 é muito controverso e extremamente relevante: Mudança Climática e Políticas de Planejamento e Gestão. A estratégia de planejar e gerir a Mitigação das causas do aumento das emissões de gases do efeito estufa tem sido considerada prioritária para muitos países. Nos últimos anos, porém, a estratégia de Adaptação aos efeitos da mudança climática ficaram somente restritos aos debates entre cientistas e formuladores de políticas. Em 2009, o Brasil apresentou o Plano Nacional de Mudança Climática no encontro de Coppenhagen, com políticas de redução de GEF e um plano de mitigação por setores econômicos bem definidos, porém com um plano de Adaptação que deixa muitos espaços em branco. A adaptação se configura como necessária para responder, de forma eficaz e eqüitativa, aos impactos esperados não apenas pelas mudanças climáticas, mas também pela variabilidade do sistema do clima. Assim, estará o PNMC de fato contemplando os desafios e preparado para uma política orquestrada de Adaptação?

Com esta pergunta inicial para dar o tom desta série de palestras, apresentamos Andrea Souza Santos, Coordenadora de Mudança do Clima e Sustentabilidade da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente.

Tìtulo da palestra: Mudanças Climáticas globais, políticas e desafios

Data: 30/03/2010
Local:Sala B-108
Horário: 7:30-8:45 da noite
SGAN 916 Campus 2 da Universidade Catolica de Brasili

No comments:

Post a Comment