Tuesday, March 9, 2010

Terremoto no Chile


Por Kênia Lucena e Bernardo


O Chile foi atingido, no dia 27 de fevereiro de 2010, por um terremoto de 8,8 graus na escala Richter, a cerca de 300 quilômetros a sul da capital, Santiago. O tremor teve epicentro na região de Maule, no mar, a 59,4 quilômetros de profundidade, no centro do país, distante 99 quilômetros da cidade de Talca e 117 de Concepción, o governo afirma que 80% da população sentiu os tremores da terra. A contagem dos mortos chegou a 802 pessoas, mas esse número pode aumentar, 19 pessoas ainda estão desaparecidas. Depois do terremoto, abalos secundários de 6,2 e 5,4 graus na escala Richter foram registrados.
As áreas mais afetadas se encontram na região centro-sul, onde fica a cidade de Concepción, esta é a segunda maior do país e foi umas das mais sofreu com a tragédia. As autoridades estimam que 2 milhões de chilenos, que corresponde a mais ou menos 12,5% da população, foram afetados e 500 mil construções foram danificadas ou destruídas. Já não bastasse a tragédia, a cidade ainda sofre com a falta de segurança e constantes saques em seus estabelecimentos comerciais. Além de serem relatados danos a hospitais e redes de infra-estrutura básica, como água, gás e eletricidade.
A região de Maule, foi a que mais teve vítimas, pois o epicentro do tremor estava bem próximo, regiões como Bio Bio, O’ Higgins, Santiago, Valparaiso e La Araucania também foram afetadas. A ilha Robinson Crusoé foi seriamente atingida com pelas ondas gigantes decorrentes do tremor, o tsunami matou centenas de pessoas nas áreas costeiras e na ilha, por esse motivo, foi emitido um alerta geral à vários países banhados pelo pacífico, para que se preparassem para o possível tsunami, eles seguindo o plano de evacuação, retiraram pessoas das áreas perigosas e fecharam estabelecimentos, perto do mar. Esta ação evitou maiores transtornos na infra-estrutura, assim como evitou que tivessem vítimas fatais.
Desde o tsunami de 2004, que matou 230 mil pessoas em vários países banhados pelo índico, os cidadãos e as autoridades desses países levam muito a sério o perigo de tsunami.
Os Estados Unidos possui uma agência chamada National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) que tem como missão: “proteger a VIDA, a PROPRIEDADE e conservar e proteger a NATUREZA”(NOAA web Site). Ela é responsável através do seu Centro de Alertas de Tsunamis no Pacifico(PTWC), localizado no Havaí, em alertar possíveis tsunamis na costa oeste dos EUA . O PTWC foi quem lançou um alertar, de tsunami, para 53 países banhados pelo oceano Pacífico, felizmente o alerta não se confirmou e o aviso foi retirado no dia 28 de fevereiro de 2010.
Ajuda ao Chile:
O Chile necessita, com urgência, de hospitais móveis, plantas de purificação de água, especialistas em análises de danos, assim como mais homens para compor as equipes de resgate e para a reconstrução do país. A ONU e países de todo o mundo, como: Argentina, Brasil, China e Japão, estão se mobilizando para ajudar o país com dinheiro, assistência medica, geradores de energia, ect .


Fonte:


Terremoto no Chile, Disponível em: <http://www.estadao.com.br/>. Acessado em: 04/03/2010, às 14:25.


Terremoto no Chile, Disponível em: <http://g1.globo.com/>. Acessado em: 04/03/2010 às 15:02.


National Oceanic and Atmospheric Administration, Disponível em: <http://www.prh.noaa.gov/> Acessado em: 06/03/2010, às 17:47.




No comments:

Post a Comment