Sunday, September 19, 2010

Notícia: Seca em Brasília e Lago Paranoá

Correio Braziliense
Lago Paranoá atinge volume ideal de água e geração de energia será retomada

Publicação: 16/09/2010 13:39 Atualização: 16/09/2010 13:39

As atividades de geração de energia do Lago Paranoá voltam a funcionar, parcialmente, na próxima segunda-feira (20/9). O serviço havia sido interrompido, em 23 de agosto, por conta do baixo volume de água do Lago - estava 30 centímetros abaixo do ideal -, causado pelo período de estiagem que assola o Distrito Federal há 112 dias. No entanto, de acordo com o diretor da Companhia Energética de Brasília (CEB), Hamilton Naves, o Lago já voltou a atingir a cota ideal de 1,2 mil metros.

O diretor explica que, com a paralisação, a CEB aproveitou para fazer uma manutenção nos equipamentos e condutos. "As gerações serão, principalmente, nos horários de pico de 19h às 22h", afirma.

Para Hamilton Naves, a recuperação foi lenta. "Um centímetro por dia é muito pouco. Já que não estava sendo gasta a água, apenas aquela que é evaporada ocasionado pelo tempo quente", explica o diretor.

Saiba mais...
Gerador de energia do Lago Paranoá paralisa atividades devido à estiagem
Lago Paranoá
Esta foi a primeira vez, desde 2006, quando a programação de operação foi definida para a usina do Paranoá, que o serviços foram paralisados. O Lago é responsável pelo abastecimeto de 2% do Distrito Federal e, por conta da seca, o nível do Lago Paranoá quase atingiu o nível mínimo exigido pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento (Adasa), de 99,50.

Sobre o Lago Paranoá, o superintendente de recursos hídricos da Adasa, Diógenes Mortari, afirma que a situação é vista diferente dos outros mananciais do Distrito Federal. "O Lago é visto como um símbolo da cidade. Por esse motivo, temos determinações para que o nível esteja entre 99,70 e 99,80", explica.

Para o próximo ano, a Adasa irá estabelecer regras anuais sobre a manutenção deste níveis. Além disso, Diógenes afirma que será feito um site que mostrará a cota do Lago e as projeções para o ano, onde poderá ser verificado a situação em épocas críticas.

Mananciais
Atualmente, a Agência Reguladora da Águas, Energia e Saneamento (Adasa) monitora 40 sub-bacias do Distrito Federal.De acordo com o superintendente de recursos hídricos da Adasa, o órgão vem monitorando, juntamente com a Caesb, a vazão que cada manancial está atingindo durante o período da seca. O superintendente garantiu que a situação está sob controle e que os níveis dos mananciais estão seguindo a média histórica. "Estamos controlando a gente não quer esperar baixar para tomar uma medida", explica Diógenes.

Como forma de prevenção, a Adasa determinou o racionamento da captação de água nos principais mananciais do Distrito Federal, como na bacia do Pipiripau, que abastece Planaltina e Sobradinho. Diógenes explica que, periodicamente, estão sendo feitas reuniões com agricultores e usuários para acompanhar o racionamento. "Os produtores rurais estão colaborando fazendo a captação em horários diferentes e, ainda, diminuindo para que possa ser repartido e não haja necessidade de parar por completo. Também estamos alertando para que a população faça o uso racional", diz.

Apenas no Rio Descoberto, responsável pelo abastecimento de 65% do DF, a situação é mais grave. Segundo o superintendente Diógenes, o rio está 30% abaixo do nível normal. Mas, de acordo com ele, a situação está dentro do planejamento da Caesb. "Não é porque está tudo tranquilo que vamos gastar água. As pessoas precisam economizar, principalmente, porque estamos no período mais crítico da seca", afirma Diógenes.

No comments:

Post a Comment